top of page
ICONE.png

Estado vai incentivar turismo ecológico na Costa do Sol

ESTADO PLANEJA DESENVOLVER ECOTURISMO NA COSTA DO SOL


ree

Surgiu uma luz no fim do oceano para que o Morro do Vigia, uma joia ambiental entre as praias do Peró e das Conchas, em Cabo Frio, possa ser visitado com segurança por turistas e apaixonados por trilhas e pelo meio ambiente. Os gestores do Parque Costa do Sol (PECS) e APA Pau Brasil estiveram na Secretaria Estadual de Turismo e se reuniram com o Secretario Otávio Leite e com o presidente da TurisRio, Tomaz Weber. Eles expuseram o potencial de mercado com o ecoturismo no parque e os serviços e convênios sendo fechados na Região dos Lagos para o manejo das estradas e trilhas antes da próxima temporada (férias de inverno). Formaram uma parceria de projetos turísticos somados a gestão ambiental da unidade de conservação.


O Secretário Otávio Leite, que já visitou o trecho certificado com a Bandeira Azul, no Peró, de imediato incluiu o PECS no projeto de apoio ao ordenamento das trilhas fluminenses, com apoio financeiro de confecção de placas de sinalização e instalação de cabines de vigilância e orientação. O PECS, criado em 2002 com 10,5 mil hectares, ainda não tem Plano de Manejo, necessário para regularizar as atividades no maior parque segmentado do Brasil. O PECS tem o objetivo de proteger os ambientes remanescentes de Mata Atlântica, manguezais, restingas, ilhas, dunas e aspectos geológicos.

— O Morro do Vigia, embora ainda sem ainda o Plano de Manejo que o INEA demora a concluir, recebe um número enorme de visitantes, principalmente no verão. Tem paisagens fantásticas para boa aula de educação ambiental, mas sofre com a falta de sinalização, irregularidade das trilhas e com a invasão de piteiras, uma espécie exótica que precisa ser suprimida com urgência do local e ser substituída por espécies nativas da Mata Atlântica. No Pontal do Peró, na APA do Pau Brasil, também há trilhas, lagos e outros locais para visitação – sugeriu Machado Silva, dos Amigos do Peró.


ree

Segundo Marcelo Morel, chefe do PECS, o Conselho Gestor do PECS solicitou providências para melhorar a segurança dos turistas e moradores nas trilhas e o INEA pretende homologar em conjunto com TurisRio a capacitação e atualização dos guias e condutores do PECS. Estas iniciativas visam uma revisão na política do PECS para melhorar a segurança e serviços prestados, um dos itens debatidos foi a integração dos meios de hospedagem e empresas turísticas com um cadastro unificado de empreendedores verdes. Não foi anunciado, contudo, a conclusão do Plano de Manejo do PECS, que está judicializado.

Tomaz Weber, que também foi conhecer o projeto Bandeira Azul, elogiou a realização, em março, da trilha de observação de pássaros em Cabo Frio e Arraial do Cabo e informou que a SETUR irá fomentar essas iniciativas em conjunto com o INEA. Outra boa notícia debatida na reunião, o governo Witzel está articulando a vinda da Feira Mundial de Turismo de Aventura ainda este ano.


Fonte e Fotos: Internet

Comentarios


bottom of page