top of page
ICONE.png

Niterói é a 10ª cidade do país em ranking de saneamento

Dados do Instituto Trata Brasil avaliam as 100 maiores cidades brasileiras; município subiu nove posições em um ano


ree

Dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Trata Brasil apontam que Niterói alcançou o 10º lugar em saneamento entre as cem maiores cidades brasileiras, consolidando-se na primeira colocação entre os municípios do estado fluminenses em 2019.

A lista é feita a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que reúne informações fornecidas pelas prestadoras dos serviços de água e esgoto . Como o SNIS tem uma defasagem de dois anos, os dados são referentes a 2017.

Niterói subiu nove posições em relação ao ano passado (ano-base 2016), quando ocupava a 19ª posição. De acordo com a concessionária Águas de Niterói, hoje, a coleta e o tratamento de esgoto alcançam 94,81% da população, contra 35% em 1999, ano em que assumiu o serviço.

Estações de tratamento

Em junho deste ano, Niterói inaugurou sua nona Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a ETE Sapê, que, já em operação , promete alcançar 97% da cidade. A concessionária afirma que vai concluir, ainda este ano, a obra de duplicação da ETE Camboinhas e iniciar a construção da ETE Badu, que será a décima do município.

Os investimentos giram em torno de R$ 150 milhões e têm como objetivo alcançar os 100% no tratamento e coleta de resíduos, diz a prefeitura.

— Nos últimos cinco anos, ampliamos investimentos em saneamento, aumentando o escopo da parceria público-privada da gestão municipal no setor e antecipamos metas previstas para serem cumpridas apenas em 2023 — diz o prefeito Rodrigo Neves (PDT) , que lembrou ainda da necessidade de participação dos cidadãos ao fazer a ligação de suas residências, prédios e condomínios à rede coletora: — Muitas vezes a falta de consciência do cidadão acaba por contribuir para o despejo irregular de esgoto em galerias de águas pluviais.


Fonte e Foto: O Globo

Comments


bottom of page