Estado retoma obras na Bacia de Alcântara
- Guia Focotur
- 2 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), retomou as obras do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do entorno da Baía de Guanabara (PSAM), na Bacia de Alcântara, em São Gonçalo, Região Metropolitana do estado.
- As obras do PSAM são estruturantes e diferentes do que já foi feito em prol da despoluição da Baía de Guanabara. Trabalhamos pela solução de uma das principais causas de degradação da baía, que é o despejo de esgoto. Além disso, queremos avançar com a pauta do saneamento no estado, que historicamente é tão negligenciada – ressaltou a secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro.
Com a intervenção, 1.200 litros de esgoto por segundo deixarão de ser despejados na Baía de Guanabara. O escopo contempla a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto e tronco coletor, implantação de 20 quilômetros de rede e a interligação de 45 quilômetros de tubulação, que integrará o novo sistema de tratamento de esgoto a ser implantado.
A obra já gerou 200 empregos diretos e a previsão é que chegue a 600. O investimento da intervenção para 2019 é de R$ 106 milhões.
Tronco Coletor Cidade Nova
Em abril, o governo inaugurou o trecho 1 do Tronco Coletor Cidade Nova. A obra também faz parte do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM). Segundo a Seas, responsável pelo programa, os 3,8 quilômetros do coletor redirecionam cerca de 350 litros de esgoto por segundo para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria, que anteriormente eram lançados no Canal do Mangue. A quantidade equivale a 12 piscinas olímpicas por dia de esgoto tratado. A rede atende 163 mil habitantes locais e beneficia seis bairros do centro da capital fluminense: Cidade Nova, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Estácio e Santa Teresa.
Fonte: Ascom da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade - Foto: João Calandrini
Comentários