Roda de samba em Santa Teresa comemora 100 anos do Bar do Gomez
- Guia Focotur
- 6 de set. de 2019
- 2 min de leitura

Vai ter festa sim senhor. Patrimônio Cultural da cidade, o Armazém São Thiago, também conhecido como Bar do Gomez completa 100 anos e a população de Santa Teresa e de toda cidade podem festejar em grande estilo. A comemoração do centenário, com direito a DJ abrindo o evento, roda de samba e um chef convidado preparando uma bela paeja ao vivo será no feriado de 7 de setembro, a partir de 14 horas, no próprio Armazém ( Rua Áurea, 26 - Santa Teresa).
O estabelecimento foi fundado em 1919, em referência à Santiago de Compostela, cidade próxima à terra natal do seu fundador, o espanhol Jesus Pose Garcia. Sofisticado, vendia vinhos importados, bacalhau, azeites espanhóis e portugueses. E ficou famoso com esse nome devido à vinda da Espanha de um sobrinho de Jesus, o Gomez, muito carismático. Os trilhos do bondinho passando bem ali na porta são outro trunfo do bar. Impossível não se render.
Fundado em 1919, após mudança de ramo, transformou-se em um dos mais populares bares de Santa Teresa. Em 2003, o neto de Seu Garcia, Ricardo Pose Garcia, iniciou uma reforma com o objetivo de recuperar a arquitetura original e manter a tradição do antigo bar, que mantém um estilo antigo, que combina perfeitamente com o clima bucólico do bairro.

Famoso por seus bolinhos (foto) e sua extensa carta de cachaças, as cervejas do Armazém São Thiago, também, são bem variadas. Sem falar do chopp bem tirado no balcão e muitas caipirinhas, grapas, conhaques, licores, vinhos, uísques.
Integrante do Polo Gastronômico de Santa Teresa, gerenciado pelo programa Polos do Rio, da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, esse ícone da gastronomia carioca recebeu o status de Patrimônio Cultural da cidade, em 2011, após ter sido tombado pela prefeitura.
Fonte e Fotos: Diário do Rio
コメント